O Haras

Introdução

Conhecida internacionalmente, a criação do Haras Santo Antonio da Bela Vista está entre as mais importantes do Brasil e é pautada pela dedicação intensa, paixão, união de uma família e pela busca constante da identidade RFI. Nossa obstinação é um programa de criação consistente, de longo prazo e desatrelado de modismos, e nossa marca é a produção de cavalos da raça árabe que aliam beleza e funcionalidade.

Como resultado dessa filosofia, a criação RFI orgulha-se em ter produzido animais campeões nacionais e internacionais em halter, performance e enduro.

Nossa genética é conhecida mundialmente, com cavalos, coberturas e óvulos exportados para diversos países da América Latina, América do Norte, Europa e Oriente Médio. A marca RFI está no pedigree de dezenas de animais de destaque nessas localidades pela influência genética de nossas reprodutoras e especialmente de dois garanhões de nossa criação: RFI Maktub (Altam Yshmayl x RFI Cyntilation) e seu filho RFI Farid (x RFI Fayara El Shiraz).

A criação RFI está desenhada atualmente por filhos e filhas de RFI Maktub. Com diversos títulos internacionais, incluindo o Campeonato Potro Bronze no Campeonato Mundial de Paris de 2010 (Salon Du Cheval), RFI Farid figura atualmente entre os mais importantes reprodutores do mundo.

Com mais de 3.000 anos de seleção, a raça Árabe é a mais antiga do mundo.

O Brasil figura entre os melhores criatórios do mundo.

Nossa História

Com 30 anos completados em 2021, a criação do Haras Santo Antonio da Bela Vista, está entre as mais importantes do Brasil e é pautada pela dedicação intensa, paixão, união de uma família e pela busca constante da identidade RFI, prefixo que compõe o nome dos cavalos da hoje conhecida como RFI Arabians. “Nossa obstinação sempre foi um programa de criação consistente, de longo prazo e desatrelado de modismos, e nossa marca é a produção de cavalos da raça Árabe que alia beleza e funcionalidade, comenta Rodrigo Forte, que hoje está à frente da criação iniciada junto com os seus pais, Carlos e Marisa Forte, e sua irmã Isabella, em 1.991.

RFI Arabians é também conhecida como a casa de RFI Maktub, reprodutor nascido no Haras Santo Antonio da Bela Vista em 1.998 que consolidou a criação da família Forte e marcou a criação brasileira e mundial através de seus filhos e netos com um padrão de beleza e qualidade inigualáveis.

Essa linda história de criação começou no dia 1º de maio de 1.991 com a aquisição do macho puro sangue árabe C-Cherez (HFS-Phoenix e C-Cynabar por *Dewajtis) durante uma visita despretensiosa dos Forte à Exposição Agropecuária de Itapetininga, cidade onde se encontra o haras, que naquela época era somente uma propriedade de lazer da família. Encantados por sua beleza, que se apresentava montado, C-Cherez foi adquirido como cavalo de sela para os finais de semana. C -Cherez não só conquistou o coração dos Forte com sua beleza e personalidade inconfundível, mas supreendentemente também conquistou nove campeonatos brasileiros de English Pleasure, um das mais lindas provas de performance do Cavalo Árabe, muitos deles com Rodrigo, algo que motivou a família a começar a adquirir éguas árabes.

Apaixonados por performance e por considerarem o Cavalo Árabe uma obra de arte viva, a Família Forte passou a selecionar cavalos que congregassem a máxima beleza e refinamento com a mais correta conformação, força e movimentação. O intuito disso era a produção de cavalos que pudessem ser utilizados tanto nas categorias de conformação e beleza (halter), quanto nas mais diversas e exigentes provas montadas.

A base do Haras foi desenvolvida através da aquisição de animais com pedigrees notáveis, de criações nacionais e internacionais de renome como Haras Canapuan (de Cláudio Bardella), Haras Ilha da Chapada – Rach (da Família Saliba), Haras Serradinho – JP (de Jeremias de Paula Martins) e Haras Meia Lua (de Lenita Perroy), além de animais importados de países como Estados Unidos, Polônia, Dinamarca e Alemanha. Dessa primeira leva de matrizes quatro merecem enorme destaque pelo legado deixado até hoje na criação RFI: C-Cynadra (*HFS-Phoenix e C-Cherry por *Dewajtis), mãe de RFI Cyntilation (por Ninjah El Jamaal) e avó materna de RFI Maktub; Key of Glory JP (Naadir x AF Beulah por *Ansata El Tareef), adquirida com sua potra ao pé Fire Glory (por *NV Sure Fire), respectivamente avó e mãe de RFI Fayara El Shiraz (por Shiraz El Jamaal), a mãe de RFI Farid; *Singularsensation (Gold Krugerand x Forever mi Love por Negatraz), avó materna de RFI Sophie AlMaktub; e Nizina (*Cobrah x Ghadia FA por SA Fadji), avó materna de RFI Norah AlMaktub e RFI Nazyra AlMaktub, ambas filhas de RFI Maktub em RFI La Jolla por Expoente. Tais éguas que marcaram a história da criação RFI deram origem as famílias cujos descendentes levam a inicial de seus nomes, em especial as famílias “F”, de origem em Fire Glory e “S” em *Singularsensation.

Passos importantes foram dados com a aquisição de dois outros machos, Shiraz El Jamaal (*Ali Jamaal x *Satyna por *Etat), comprado em parceria com os irmãos Eliane e Bruno Massari (Haras Massari) em 1.996, aos seis meses de idade, da criação do Haras Meia Lua, de Lenita Perroy, que veio a se tornar dois anos depois reprodutor-chefe da criação RFI, e de *Neschnij (Neman x Neschi por Kilimandscharo) em 2.001 quando da liquidação da Haras Canapuã, de Cláudio Bardella, de onde tinham vindo C-Cherez e C-Cynadra. Ambos muito bonitos e funcionais, Shiraz e Neschnij se alinharam à filosofia de criação da família Forte e ao longo dos anos deixaram lotes de filhas de muita qualidade, que permitiram posteriormente mais um passo à frente na criação, com destaque para RFI Fayara El Shiraz, mãe de RFI Farid, e RFI Sophia Al Neschi, mãe de RFI Sophie AlMaktub.

Histórias de sucesso em criação não se fazem somente de bons cavalos, mas também de pessoas de alta qualidade técnica, comprometidas e apaixonadas. Em 1.994 Claudinei Batista Rodrigues, conhecido por Nei, foi contratado e passou a ser formado por Rodrigo para hoje ocupar a função de gerente geral do haras. Em 1.996, outro parceiro de fundamental importância foi contratado como consultor, Leopoldo Coutinho, que ajudou a aprimorar o programa de criação com a família Forte e que até hoje é peça fundamental na gestão do RFI Arabians. “Nei e Leopoldo são os meus braços-direitos há muitos anos, sem eles o que temos hoje não existiria. São profissionais incríveis que tenho a maior admiração e confiança”, comenta Rodrigo, que depois complementa dizendo sobre a ótima equipe de profissionais, veterinários, treinadores e preparadores que formam um grande time no RFI Arabians.

Mas a grande estrela da criação RFI se chama RFI Maktub, do acasalamento de Altam Yshmayl (por *RSD Dark Victory em Yamina) em RFI Cyntilation (por Ninjah El Jamaal em C-Cynadra), reprodutor que veio consolidar o programa de criação e coroar o sucesso deste haras. Altam Yshmayl, pai de Maktub, foi criado por Erika Stolterfoth, antiga criadora de Itapetininga e primeiro haras da raça a ser visitado por Carlos e Marisa, antes mesmo da compra de C-Cherez. Erika se tornou também uma grande amiga.

RFI Maktub foi utilizado na reprodução por somente seis anos e deixou uma importante marca na criação brasileira e mundial. O seu primeiro filho nascido, RFI Farid, é há muitos anos um dos reprodutores de maior destaque da criação mundial, com filhos campeões nacionais em diversos países, além de filhos campeões mundiais. Em 2.016 RFI Farid realizou um feito inédito, três de suas filhas foram Campeãs Mundiais Potrancas: D Ajayeb (Gold Champion), HDM Maria Apal (Silver Champion) e Madinat Al Baydaa (Bronze Champion), além dele próprio ter conquistado o título de Melhor Reprodutor do Salon du Cheval em Paris.

Atualmente o programa de criação do RFI Arabians está estruturado a partir de filhos e filhas de RFI Maktub. Rodrigo e Leopoldo selecionaram cinco de seus filhos, os quais vem sendo amplamente utilizados, não somente pelo RFI Arabians, mas também por muitos importantes criadores brasileiros, dando sequência ao trabalho iniciado por Maktub. O mais avançado é Quasim CRH (x Maxine CRH por Nuzyr HCF) que, apesar da sua juventude, já se comprova um reprodutor de grande qualidade e potencial. Ele é pai da Campeã Nacional Júnior Fêmea Bronze de 2016 RFI Fahaara AlMaktub (x RFI Fayara El Shiraz por Shiraz El Jamaal), que com outra linda filha de Quasim, RFI Faenza AlMaktub (x Fire Glory por NV Sure Fire) compuseram o time que conquistou a Breeders’ Cup 2017 para a criação de Rodrigo Forte, o segundo título do haras nessa competição de grande prestígio entre os criadores brasileiros. De origem da criação RFI foram selecionados outros quatro filhos de RFI Maktub, cujos produtos começaram a nascer recentemente. São eles: RFI Faruk AlMaktub (x RFI Fayara El Shiraz por Shiraz El Jamaal), Campeão Nacional Mirim Macho Ouro de 2013, irmão inteiro de RFI Farid, RFI Fidji AlMaktub (x RFI Faiza El Shiraz por Shiraz El Jamaal), premiadíssimo em pista, e os dois mais jovens, RFI Ramses AlMaktub (x Hazine CRH por Berry CHR), duas vezes Campeão Nacional, Campeão Nacional Júnior Macho Prata de 2014 e Campeão Nacional Potro Bronze de 2016, e RFI Raj AlMaktub (x Letycha HPA por Lethyf El Jamaal), Top Ten Nacional Cavalo Jovem de 2018.

Um dos segredos do sucesso da criação RFI foi selecionar e segurar fêmeas de alta qualidade, mesmo que o mercado quisesse adquiri-las. Atualmente as filhas de RFI Maktub são intensamente procuradas por criadores brasileiros e internacionais, não somente por sua beleza, mas pela comprovada capacidade reprodutiva. Muitas delas, não somente as de prefixo RFI, são mães de campeões nacionais. Vale destacar que Nacional brasileira de 2.019, sete diferentes filhas de Maktub produziram sete campeões nacionais. O RFI Arabians possui quinze filhas de RFI Maktub na reprodução, matrizes jovens que já demonstram uma capacidade ímpar como mães, carregando todas as qualidades e o “padrão Maktub”, mesmo quando cruzadas com garanhões de diversos pedigrees. Desse grupo, vale destacar RFI Bettina AlMaktub (x SB Ballerina por Don El Chall), mãe de Marcelhah Arabco (x *El Tino), Campeã Nacional Mirim Fêmea Ouro de 2.019, RFI Fantina AlMaktub (x RFI Fayara El Shiraz), irmã inteira de RFI Farid, RFI Ultraa AlMaktub (x Seduction HBV por Power World JQ), mãe do potro sensação do momento no mundo inteiro RFI Unique (x AF Maden), RFI Special AlMaktub (x RFI Sophia Al Neschi), irmã inteira de RFI Sophie AlMaktub, sem falar nela, a Campeã Nacional Égua Ouro de 2.018 e uma das mais belas éguas do mundo, que em 2.020 foi vendida e exportada para os EUA para os criadores Cindy McGown, Mark Davis, Carol and Stuart Nierenberg.

Preocupados com a diversificação de sangues e opções para os garanhões filhos de RFI Maktub, o RFI Arabians decidiu comprar nos últimos anos novas matrizes para o programa de criação, como é o caso de Maxine CRH (Nuzyr HCF x Barbara Psyche HC por Magnum Psyche), mãe de Quasim CRH, à época comprado ao pé da mãe, Scarlet El Karim (Karim El Power JQ x Eskalla Lethyf por Lethyf El Jamaal), Ghynevere El Perseus (Perseus El Jamaal x Ginza El Ludjin por Ludjin El Jamaal), Khiva Meia Lua (Eman El Ludjin x WC Godiwa por Gazal Al Shaqab), ambas adquiridas da liquidação de plantel do Haras Meia Lua, Donatela UB (Vortex x *Dulcinea BHF por *Denali BHF) e Evening Star TGS (Lumiar Amadeus x *Promisse V por Huckleberry Bey), adquirida aos 22 anos de idade por ser a mãe de Lumiar Ethna (x RFI Maktub) a Campeã Nacional Égua Ouro de 2019. Khiva e Donatela foram compradas em parceria com o amigo e grande criador Jairo Queiroz Jorge.

Um dos momentos mais especiais em exposições nacionais brasileiras nos últimos anos ocorreu na edição de 2019, quando RFI Sophie AlMaktub, a campeã de 2018, passou a faixa de Campeã Nacional Égua Ouro para a sua irmã Lumiar Ethna (RFI Maktub x Evening Star TGS). O momento foi único porque no podium também estava sua filha RFI Sensation (x Jazeer De Wiec), que também acabava de conquistar o título de Campeã Nacional Égua Prata. “Duas irmãs e uma filha, jamais imaginei um momento tão especial e emocionante ao ver aquelas três éguas juntas durante as premiações do campeonato nacional égua.”, comenta Carlos Alberto Forte, fundador do RFI Arabians. Uma das mais belas fêmeas criadas pelo RFI Arabians, RFI Sensation, foi vendida e exportada para a Alemanha em 2019 para o Hanaya Stud, de Nayla Hayek da Alemanha.  

RFI Sophie AlMaktub é um capítulo à parte. Repleta de fãs no Brasil e no exterior, não somente conquistou prêmios de morfologia, como o de Premium Cup da Breeders´ Cup de 2011, o de Melhor Cabeça da Nacional de 2013 e o de Campeã Nacional Égua Ouro de 2018, mas também sagrou-se como uma grande reprodutora, sendo mãe dos Campeões Nacionais Brasileiros RFI Sensation (x Jazeer De Wiec), RFI Splendor (x *El Tino) e RFI Sawari (Excalibur EA), além de mãe de Pharaoh HBV (x Psyche HBV), que em 2016 obteve os prêmios de Campeão Potro Prata na famosa exposição Nations Cup (Aachen/Alemanha) e Campeão Mundial Potro Bronze no Salon Du Cheval em Paris. Pharaoh foi criado por Luciano Cury, Haras Boa Vista, e hoje é de propriedade do Al Baydaa Stud do Egito. Sophie deixou no RFI Arabians quatro filhas e uma neta, RFI Singular Emotion (Quasim CRH x RFI Sensation), todas com a missão de levar adiante a sua dinastia.

De um programa estruturado, contínuo e marcado por um padrão único e reconhecido, o RFI Arabians dá mais um passo à frente com netos e netas de RFI Maktub, representantes das quarta e quinta gerações de cavalos com o prefixo RFI. Dois machos foram destacados para a função reprodutiva, RFI Splendor (*El Tino x RFI Sophie AlMaktub por RFI Maktub), Campeão Nacional Potro Prata de 2018 e a sensação da Nacional de 2019, RFI Unique (AF Maden x RFI Ultra AlMaktub por RFI Maktub), o Campeão Nacional Potro Jovem que nessa exposição emocionou centenas de pessoas com a sua beleza e carisma únicos vencendo categoria e campeonato de forma unânime. Em 2019 formou-se o condomínio “The Unique Partnership” em parceria com o casal jordaniano de criadores Mohammad Sayed e Dania Kurdi do Haras Alkaisar do Uruguai. Em 2020 RFI Unique foi enviado à Europa para dar sequência à sua carreira nas pistas e na reprodução alojado no Schoukens Training Center na Bélgica.

Um lindo grupo de potrancas, netas de RFI Maktub, já está selecionado para a reprodução e continuidade do programa, em grande parte filhas de Quasim CRH. Dentre as potrancas, duas delas já se encontram na reprodução com grande expectativa, RFI Fahaara AlMaktub (Quasim CRH x RFI Fayara El Shiraz por Shiraz El Jamaal), Campeã Nacional Mirim Fêmea Bronze de 2016, cujo primeiro filho por Dominic M, de nome RFI Fiorano, de muito potencial, e RFI Faenza AlMaktub (Quasim CRH x Fire Glory por *NV Sure Fire). Nesse grupo também se juntam RFI Raffaella (Quasim CRH x *S Rhapsody por Marwan Al Shaqab) e a recém importada filha de RFI Maktub *Mona El Maktub (x ZT Maglie por AB Magnum) de criação de Ferdinand Huemer da Áustria; mas muitas outras poderiam ser citadas, especialmente a da geração de 2019-2020.

“O haras se transformou ao longo de todos esses anos num lugar muito especial, não somente por termos bons cavalos, mas especialmente por ser o local de reunião da minha família. Começamos com os meus filhos Isabella e Rodrigo e hoje tenho a felicidade de compartilhar de tudo isso com os meus netos Marina e Felipe, ambos amantes dos cavalos”, diz Marisa Forte. Rodrigo complementa falando da importância da sucessão para um programa de longo prazo, pois são três gerações muito envolvidas com a criação do Cavalo Árabe.

Estrutura, Equipe e Parceiros

Haras Santo Antonio da Bela Vista conta com uma estrutura altamente profissional e adequada para uma criação do mais elevado padrão.

Para a criação de cavalos o haras conta com aproximadamente 6 alqueires de piquetes, todos formados de capim “coast-cross”, especialmente divididos para matrizes, potros e garanhões, além de dois pavilhões de baias, um para reprodutores e animais de exposição e um segundo somente para matrizes, matrizes com potros ao pé e animais desmamados, incluindo baias-maternidade.

Para a preparação de animais para exposição, incluindo o treinamento e condicionamento diários, o haras conta com redondel e uma pista de areia para montaria e apresentação.

Contamos com uma equipe de funcionários, parceiros e fornecedores altamente qualificados para as inúmeras atividades, como alimentação, reprodução, condicionamento, treinamento e manutenção.